CONDIÇÕES DE VIDA E SAÚDE DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA PRÓXIMA AO MUNICÍPIO DE GUIDOVAL-MG: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO POR GRADUANDOS EM MEDICINA

Autores

  • Jorge de Assis Costa
  • Melissa Paro Faculdade Governados Ozanam Coelho (FAGOC)
  • France Araújo Coelho
  • Gisele Fófano
  • Ricardo Furtado de Carvalho
  • Renato Pereira
  • Maria Augusta Oliveira
  • Cristiano Valério Ribeiro
  • Wilton Balbi Filho
  • Alice de Castro

Resumo

Introdução: A cultura negra no Brasil é alvo de intenso debate e luta na sociedade brasileira. As comunidades quilombolas não desapareceram com o fim da escravidão; elas ainda existem e tentam resgatar sua cultura e legitimidade até os dias de hoje, estando presentes em praticamente todos os estados brasileiros. A Política Nacional de Saúde Integral à População Negra traz em sua redação o apoio a essas comunidades devido às iniquidades sofridas, tais como preconceito racial, doenças genéticas e aquelas adquiridas por dificuldades de acesso à saúde como tuberculose, diabetes, hipertensão arterial, hanseníase, dentre outras. Objetivo: Nesse contexto, o objetivo deste relato de experiência foi fazer com que o graduando de Medicina vivenciasse a realidade de populações isoladas, estimulando-o a pensar em ações preventivas, que não compõem o elenco das práticas médicas em todos os níveis de complexidade da saúde. Resultados: Diante da realidade constatada, observou-se que a comunidade Quilombola pertencente ao município de Guidoval, a qual foi denominada Ribeirão Preto, não possui acesso a ações voltadas para promoção e prevenção da saúde, e os parcos recursos de infraestrutura são fatores limitantes à melhora desse acesso. Conclusão: Foi possível que o acadêmico vivenciasse a realidade de saúde de uma população quilombola e entendesse as dificuldades enfrentadas por aqueles que ali vivem.

Biografia do Autor

  • Melissa Paro, Faculdade Governados Ozanam Coelho (FAGOC)
    Departamento de Medicina

Referências

- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Brasília, DF, 2007b. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_populacao_negra.pdf >. Acesso em: 20 jan. 2017.

- HECHT, Susanna; MANN, Charles C. Terra de homens livres. NationalGeographic Brasil, 2012, p. 71-89. Disponível em: <http://viajeaqui.abril.com.br/materias/quilombo-terrade-homens-livres>. Acesso em: 09 set. 2014.

- IBGE ? INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010: tabela 1.3.1 – População residente, por cor ou raça, segundo o sexo e os grupos de idade: Brasil – 2010. 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/tabelas_pdf/tab3.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2014.

- Santos, RC; Silva, MS.Condições de vida e itinerários terapêuticos de quilombolas de Goiás. Saúde Soc. 2014; 23:(3), 1049-63.

Publicado

22-02-2018

Edição

Seção

Descrição ou avaliação de experiências, métodos, técnicas, procedimentos e instrumentais