PERCEPÇÃO DAS MULHERES DE 50 A 69 ANOS QUANTO A REALIZAÇÃO DA MAMOGRAFIA
Palavras-chave:
prevenção, câncer de mama, mamografiaResumo
O câncer de mama representa um importante problema de Saúde Pública no Brasil além de representar a segunda causa de óbitos por câncer em mulheres brasileiras essa patologia pode ser prevenida e rastreada em seus estágios iniciais o que possibilita melhor prognóstico e sobrevida das pacientes. As formas segundo o preconizado pelo Ministério da Saúde são o exame clínico das mamas e a mamografia; e a faixa etário preconizada por mais incidência consiste em mulheres de 50 a 69 anos. O objetivo deste estudo foi identificar qual a percepção das mulheres da faixa etária citada como prioritária frente a realização da mamografia. Para realização dessa pesquisa utilizamos o método qualiquantitativo com aplicação de questionário semi-estruturado. Foram entrevistadas 50 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos residentes no município de Muriaé. Conclui-se que para que as ações de prevenção e rastreamento do câncer de mama sejam efetivas é necessário que haja por parte dos profissionais de saúde em especial dos enfermeiros estratégias e planejamento voltados para ações educativas em saúde buscando o empoderamento dessas mulheres.
Referências
- BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Cadernos de Atenção Básica: Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
- BONET, O. et al. Situação-centrada, rede e itinerário terapêutico: o trabalho dos mediadores. In: PINHEIRO, R.; MARTINS, P. H. Avaliação em saúde na
perspectiva do usuário: abordagem multicêntrica. Rio de Janeiro: Cepesc/IMSUERJ, 2009. p. 241-250.
- Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Coordenação de Educação. ABC do câncer: Abordagens básicas para o controle do câncer; organização Luiz Claudio Santos Thuler. – 2. ed. rev. e atual.– Rio de Janeiro : Inca, 2012. 129 p.
- Instituto Nacional de Câncer. Controle do câncer de mama: Documento de consenso. http://www.inca.gov.br/publicacoes/Consensointegra.pdf (acessado em 12/01/2015).
- Organização Mundial da Saúde. Primeira Conferência Nacional Sobre Promoção da Saúde. Carta de Ottawa, Nov.. 1996.
- Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: princípios e diretrizes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
- Renk, et al. Equidade no acesso ao rastreamento mamográfico do câncer de mama com intervenção de mamógrafo móvel no sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública vol.30 n.1 Rio de Janeiro Jan. 2014.