O COMPROMETIMENTO HEMATOLÓGICO NO LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO: anemia hemolítica autoimune, púrpura trombocitopênica imunológica e síndrome de evans. Uma revisão da literatura

Autores

  • Maria Luísa Correia Carvalho Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/FUPAC Leopoldina)
  • Pedro Lima Souza Fundação Presidente Antônio Carlos- UNIPAC/FUPAC Leopoldina
  • Camila Soares Furtado Couto Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/FUPAC Leopoldina)
  • Ana Carolina Carraro Tony Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/FUPAC Leopoldina)
  • Karla Julião Felipe Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/FUPAC Leopoldina)
  • Jorge Luis Tavares de Oliveira Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/FUPAC Leopoldina)
  • Rhaisa Bernardes Silva Dias Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/FUPAC Leopoldina)

Resumo

Introdução:  O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune inflamatória crônica, capaz de comprometer múltiplos órgãos e sistemas. O comprometimento hematológico é observado na maioria dos pacientes em algum momento durante o curso da doença. Patologias secundárias como a Anemia Hemolítica Autoimune, Púrpura Trombocitopênica Imunológica e Síndrome de Evans podem se desenvolver em função da produção de autoanticorpos ou ao uso de medicamentos controle. Objetivo: o presente estudo teve como objetivo reunir trabalhos científicos referentes aos achados de comprometimento hematológico encontrados em pacientes com LES, com ênfase nos achados de Anemia Hemolítica Autoimune, Púrpura Trombocitopênica Imunológica e Síndrome de Evans, visando compreender a ocorrência dessas patologias secundárias em portadores dessa condição. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de estudos científicos sobre os mecanismos hematológicos envolvidos no Lúpus Eritematoso Sistêmico, com ênfase nos achados de Anemia Hemolítica Autoimune, Púrpura Trombocitopênica Imunológica e Síndrome de Evans. Foram utilizados os seguintes descritores: lúpus eritematoso sistêmico, anemia hemolítica autoimune, púrpura trombocitopênica imunológica e síndrome de evans. A busca foi realizada nos bancos de dado Scielo, Pubmed e Biblioteca Virtual de Saúde. Resultados: O comprometimento hematológico se apresenta como uma manifestação comum e de grande relevância em pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico. Os estudos demonstraram que as alterações hematológicas indicam uma fase mais ativa e severa da doença. Conclusão: O estudo evidenciou a relevância do comprometimento hematológico como uma das manifestações significativas do Lúpus Eritematoso Sistêmico.

Palavras-chave: Anemia hemolítica autoimmune. Lúpus eritematoso sistêmico. Púrpura trombocitopênica imunológica. Síndrome de evans.

Downloads

Publicado

19-12-2025