SUS: O PROBLEMA DA SAÚDE
Resumo
RESUMO
O campo da saúde é inesgotável de objetos de estudo, sendo, portanto, uma área atrativa para investigação científica. Diante de várias análises e observações neste campo de estudo, optou-se pela pesquisa em saúde pública, tendo em vista sua importância e impacto sociais. Percebe-se que a saúde pública evoluiu em alguns aspectos, portanto, há evidentes permanências e rupturas no que tange especificamente ao atendimento das Unidades de Saúde. A partir das visitas in loco, utilizando como instrumentos a entrevista estruturada e observação não participante, obteve-se em algumas Unidades de Saúde do município de Ubá, Zona da Mata de Minas Gerais, uma efetiva distância entre as ordenas normativas e a prática pública, o que culmina diretamente na precariedade do atendimento público de saúde e consequente insatisfação dos usuários. As evidências obtidas em Ubá não são diferentes dos dados nacionais. Sendo assim, partindo da articulação da práxis com a revisão teórica, propõe-se uma matriz de percepção que fundamenta a falha no atendimento público brasileiro.
Palavras-chave: S. U. S., insatisfação, saúde, psicologia, atendimento.
Referências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
BALMAN, Zygmund. Vida liquida. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
BAUER, Martin W; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto: Imagem e som: Um manual prático; Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002.
BERGER, Peter L. e LUCKMAN, Thomas. A construção social da realidade: tratado da sociologia do conhecimento. Tradução Floriano Fernandes de Souza. Petrópolis: Vozes, 1985.
BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.
CRUZ, M. M. Avaliação de Políticas e Programas de saúde: contribuições para o debate. In MATTOS, R. A.; BAPTISTA, T. W. F. Caminhos para análise das políticas de saúde, 2011.
MERHY, E. E. Programa Saúde da Família: contradições de um Programa destinado à mudança do modelo tecno. assistencial para a saúde. In: Congresso da Associação Paulista de Saúde Pública, 1999, Águas de Lindóia: APSP; 1999.
SENNA, B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidade de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: Unesco /Ministério da Saúde; 2002.
SIMMEL, Georg. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Otávio Guilherme (org.) O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
SOARES, Murilo. “Retórica e política”. In: Revista Comunicação & Política. Rio de Janeiro: CEBELA, 1996. V. III, Nº 2, maio/agosto 1996.
TOLEDO, Gilson Soares. Produtores integrados na Zona da Mata Mineira: uma análise sobre as novas formas de sociabilidade rural. 2012. 201f. Dissertação (mestrado em Extensão Rural) – UFV, Viçosa, Minas Gerais, 2012.