ALGUNS ASPECTOS DA CONSTITUCIONALIZAÇÃO NO DIREITO ADMINISTRATIVO: COMPREENSÃO, ATUAÇÃO E CONTROLE DO ESTADO
DOI:
https://doi.org/10.61224/2525-4995.2017.300Resumo
O artigo pretende analisar o fenômeno da constitucionalização no âmbito do direito administrativo e entender qual impacto provoca na forma de compreensão, atuação e controle do Estado. Para tanto o trabalho tem base em construção de pesquisa bibiográfica para formulação do raciocínio lógico-jurídico de cunho dedutivo. O artigo apresenta em breves linhas o surgimento do direito administrativo e seu desenvolvimento até o momento do efeito da constitucionalização. Segue traçando algumas características que a constitucionalização trouxe para o direito administrativo e algumas transformações do direito administrativo. Segue assinalando como a constitucionalização rompeu com alguns conceitos-chave do direito administrativo, especialmente a questão da legalidade. O texto permite concluir que a constitucionalização altera a forma de atuação do Estado, transmutando o parâmetro de legalidade em juridicidade, o que provoca simultaneamente ampliação da atuação e da possibilidade de controle dos atos estatais.
Referências
ANDRADE, Érico. O mandado de segurança: a busca da verdadeira especialidade: proposta de releitura à luz da efetividade do processo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. 621 p.
BARROSO, Luis Roberto. A constitucionalização do direito e suas repercussões no âmbito administrativo. In: ARAGÃO, Alexandre Santes de; MARQUES NETO, Floriano de Azevedo (coord.). Direito administrativo e seus novos paradigmas. Belo Horizonte: Fórum. 2008. p. 31-63.
BINENBOJM, Gustavo. Uma teoria do direito administrativo: direitos fundamentais, democracia e constitucionalização. Rio de Janeiro. Renovar. 2 ed. rev. atual. 2008. 341 p.
BOBBIO, Norberto. Estado, governo e sociedade: para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro. Paz e terra, 1997. 173p.
CAMMAROSANO, Marcio. O princípio constitucional da moralidade e o exercício da função administrativa. Belo Horizonte. Fórum. 2006. 144p.
HESSE, Konrad. A força normativa da constituição. Tradução: Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: S. A. Fabris, 1991. 34 p.
LEAL, Rogério Gesta. Estado, administração pública e sociedade: novos paradigmas. Porto Alegre. Livraria do advogado, 2006. 206p.
MEDAUAR, Odete. O direito administrativo em evolução. 2 ed. rev. atual. ampl. São Paulo. Revista dos Tribunais. 2003. 298p.
MORAES, Germana de Oliveira. Controle jurisdicional da administração pública. 2 ed. São Paulo. Dialética. 2004. 239p.
SOUTO, Marcos Juriena Villela. Desestatização: privatização, concessões, terceirizações e regulação. 4 ed. rev. atual. ampl. Rio de Janeiro. Lumen Juris. 2001. 870 p.