A RESPONSABILIDADE CIVIL DAS INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS EM CASOS DE FRAUDE DO PIX

Autores

  • Lucas Nunes Pacheco
  • Yasmini Belli Rino Souza

Resumo

Este trabalho aborda a responsabilidade civil das instituições bancárias em casos de fraudes relacionadas ao sistema de pagamento Pix. O objetivo geral é determinar se a responsabilidade dos bancos em tais fraudes é objetiva ou subjetiva. A questão de pesquisa delimita-se em: qual a responsabilidade das instituições bancárias em relação às transferências fraudulentas conhecidas como “Golpe do Pix”?. O método utilizado foi a revisão bibliográfica e análise de jurisprudências, com uma abordagem qualitativa e descritiva. Os resultados indicam que as instituições bancárias têm responsabilidade objetiva com base
na teoria do risco da atividade, conforme estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor e jurisprudência do STJ. Conclui-se que a falha na proteção dos dados dos usuários pode implicar na responsabilização das instituições, devendo estas reforçar mecanismos de segurança para mitigar fraudes no Pix.

Biografia do Autor

  • Lucas Nunes Pacheco

    Advogado, pós-graduado em Direito da Seguridade Social pela faculdade Legale de São Paulo (2022); Graduado em Direito Faculdade Ubaense Ozanam Coelho (2018); Graduado em Ciência da Computação pela Faculdade Ubaense Ozanam Coelho (2012). Professor dos cursos de Direito, Odontologia e Ciência da Computação no Centro Universitários Governador Ozanam Coelho e Sócio proprietário do escritório Lopes, Pacheco e Silva Advogados Associados e atua no direito privado há 4 anos. É especialista em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário, além de Consultor Jurídico de empresas em Ubá e Região.

Downloads

Publicado

16-09-2025