EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: matemática de caráter prático nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.61224/2525-488X.2020.668Abstract
A Educação Matemática no ensino fundamental é considerada uma disciplina de dificuldade pelos discentes. Na busca por consolidar uma aprendizagem significativa e assimilar a teoria com a prática social diária, os docentes tentam fazer a contextualização com a realidade dos alunos de modo simples, direto e de fácil interpretação. A matemática de caráter prático é importante para a formação do cidadão, pois é através de sua aprendizagem que o indivíduo se torna capaz de solucionar problemas diversos do cotidiano. O presente trabalho teve por objetivo identificar como é realizado o ensino da matemática através de recursos do cotidiano de alunos do Ensino Fundamental I, de uma escola da rede estadual da cidade de Tocantins – Minas Gerais. Para realizar este trabalho, optou-se pela pesquisa quantitativa, que tem por natureza quantificar os dados coletados, analisar de modo estatístico com o intuito de generalizar o estudo e explorar de forma ampla, a fim de obter resultados sobre o tema abordado. Para a coleta dos dados foi utilizado o Google Forms e, para a apresentação dos dados, foi empregado o Software Excel Office 365. Conclui-se que é necessário investigar a realidade dos discentes, estimulá-los a interagir e promover a dinamicidade durante as aulas de matemática para concretizar de fato uma aprendizagem significativa aos alunos.
References
BULGRAEN, Vanessa C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v. 1, n. 4, p. 30-38, 2010.
BRASIL. Diretrizes Curriculares da Educação Básica - Matemática. Curitiba: SEED, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª série): matemática/Secretaria de Educação. Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf>. Acesso em: 8 de abril de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília. MEC/SEF, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, Brasília, DF: MEC, 2013.
CATANANTE, Ingrid Thais; ARAUJO, Elaine Sampaio. Os limites do cotidiano no ensino da matemática para a formação de conceitos científicos. Poiésis-Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, v. 8, p. 45-63, 2014.
CONCEIÇÃO, F. H. G.; ALMEIDA, M. J. de M. Dificuldades de Alunos da EJA em Relação a Conteúdos Matemáticos. Disponível em: < www.educonufs.com.br/cdvicoloquio/eixo_02/PDF/141.pdf>. Acesso em: 8 de abril de 2020.
COSTA, F. J. Mensuração e desenvolvimento de escalas: aplicações em administração. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GERHARDT, Eliane. Ábaco - Construindo noção de número inteiro e realizando adição e subtração. Revista do professor. Porto Alegre; ano 23; número 92; out/dez 2007.
GOMES, M. L. M. História do Ensino da Matemática: uma introdução. Belo Horizonte: CAED-UFMG,2012.
HOFFMANN VELHO, E. M.; LARA, I. C. M. O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 4, n. 2, p. 3-30, 2011.
KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.
OGLIARI, Lucas Nunes et al. A matemática no cotidiano e na sociedade: perspectivas do aluno do ensino médio. 2008.
RODRIGUES, L.L. A Matemática ensinada na escola e sua relação com o cotidiano. Brasília: UCB, 2005.
SADOVSKY, P. Falta Fundamentação Didática no Ensino da Matemática. Nova Escola. São Paulo, Ed. Abril, Jan./Fev. 2007.
SANTOS, A. R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 4.ed. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2001.
SANTOS, A. O.; OLIVEIRA, G. S. de. Contextualização no ensino-aprendizagem da
Matemática: princípios e práticas. Educação em Rede: formação e prática docente, Cachoeirinha/RS, v. 4, n. 5, p. 59-75, 2015.
SUERTEGARAY, D. M. A. Geografia e trabalho de Campo. In: _____. Geografia Física, Geomorfologia: uma (re)leitura. Ijuí: Editora da UNIJUI, 2002.
VASCONCELOS, M.B.F. A contextualização e o ensino de Matemática: um estudo de caso. 2008. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB,2008.