SÍNDROME DE BURNOUT: um estudo de caso sobre a exaustão emocional e o estresse ocupacional de uma servidora pública em um município do estado de Minas Gerais

Autores

  • Lilian Corbelli Teixeira
  • Adriana Maria Vieira Mollica FAGOC

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar os efeitos e consequências da Síndrome de Burnout na vida ocupacional de uma servidora pública no município de Dona Euzébia. Este estudo classifica-se como descritivo, bibliográfico, bibliográfico e estudo de caso e mostrou que o Burnout geralmente ocorre em profissionais que lidam com pressão emocional constante em seu dia a dia e mantêm contato direto com pessoas em situações estressantes, por um longo período de tempo. Conclui-se que o trabalho é vital para o ser humano, torna o sujeito mais participativo, utilizando suas potencialidades e talentos, dandolhe condições de trabalho adequadas e resultando na melhoria de sua saúde mental e física.

Palavras-chave: Exaustão emocional. Trabalho. Saúde mental. Realização profissional.

Biografia do Autor

  • Adriana Maria Vieira Mollica, FAGOC
    Mestre em Ciência da Educação pela Universidad San Lorenzo UNISAL. Possuo graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ubá, com especialização em Administração Escolar, Supervisão Pedagógica, Orientação Educacional, Metodologia do Ensino Superior na mesma instituição e Gestão Estratégica de Recursos Humanos na Faculdade Machado Sobrinho e Administração de Empresas na FTC. Trabalhei durante 14 anos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Ubá como supervisora pedagógica e orientadora educacional e prestando serviço em pequenas, médias e grandes empresas nas áreas de motivação, educação profissional, relações humanas no trabalho, comportamento no ambiente de trabalho, metodologia de cursos e treinamentos, equipes de trabalho, comunicação e liderança. Professora de Sociologia, TGA e Tópicos especiais de RH nos cursos de graduação da Faculdade Ubaense Ozanam Coelho - FAGOC, desde 2002 nos cursos de Administração, Contabilidade e Ciência da Computação e professora dos cursos de pós-graduação, nas áreas de gestão de pessoas e treinamento e desenvolvimento e didática do ensino superior desde 2007.

Publicado

2019-09-02

Edição

Seção

Artigos