TURNOVER NO MERCADO DE TRABALHO MUNDIAL

Autores

  • Gabriela Ferreira Gonçalves FAGOC
  • Adriana Maria Vieira Mollica

Resumo

O objetivo deste trabalho foi apontar as principais causas do alto índice de turnover no mundo, com base nos resultados alcançados pelo “I Seminário sobre Rotatividade no Mercado de Trabalho: Diagnósticos e Propostas de Enfrentamento”, assim como do mercado brasileiro, estabelecendo um paralelo com orientações globais para mudança do cenário. Tomando-se por base de dados a pesquisa internacional da empresa de Consultoria Global em Negócios Towers Watosn, a qual estabeleceu mecanismos para diminuir o turnover. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica buscando definir o campo de atuação das análises estatísticas que envolvem o turnover, suas causas e consequências, bem como os fatores-chaves para atração e retenção dos empregados com habilidades críticas, através de uma pesquisa documental de dados secundários. Observou-se que os parâmetros globais de atração e retenção de empregados são universais, independentemente do dimensionamento do campo de estudo.

Biografia do Autor

  • Gabriela Ferreira Gonçalves, FAGOC
    Mestranda em Ciência da Educação pela Universidad San Lorenzo UNISAL. Possuo graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ubá, com especialização em Administração Escolar, Supervisão Pedagógica, Orientação Educacional, Metodologia do Ensino Superior na mesma instituição e Gestão Estratégica de Recursos Humanos na Faculdade Machado Sobrinho e Administração de Empresas na FTC. Trabalhei durante 14 anos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Ubá como supervisora pedagógica e orientadora educacional e prestando serviço em pequenas, médias e grandes empresas nas áreas de motivação, educação profissional, relações humanas no trabalho, comportamento no ambiente de trabalho, metodologia de cursos e treinamentos, equipes de trabalho, comunicação e liderança. Professora de Sociologia, TGA e Tópicos especiais de RH nos cursos de graduação da Faculdade Ubaense Ozanam Coelho - FAGOC, desde 2002 nos cursos de Administração, Contabilidade e Ciência da Computação e professora dos cursos de pós-graduação, nas áreas de gestão de pessoas e treinamento e desenvolvimento e didática do ensino superior desde 2007.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos. 7. ed. comp. São Paulo: Atlas, 2002.

________. Gestão de pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

DIEESE. Rotatividade e políticas públicas para o mercado de trabalho. Departamento Intersindical de Estatística Estudos Socioeconômicos. São Paulo: DIEESE, 2012.

KATZ, R. L. Skills of an effective administrator. Harvard Business Review, 2009.

LAKATOS, Maria Eva; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LUCENA, Maria Diva da Salete. Planejamento de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 1995.

MANDARINE, Marcos. Segurança corporativa estratégica: fundamentos. São Paulo: Manole, 2005.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. São Paulo: Futura, 2000.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MELO, Luísa. No Brasil, rotatividade de pessoal cresceu 82%. Revista Exame, Negócios, Editora Abril, 23 out. 2013. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/no-brasil-turnover-cresce-o-dobro-da-media-mundial>. Acesso em: 29 jul. 2015.

MOBLEY, William H. Turnover: causas, consequências e controle. Porto Alegre: Ortiz, 1992.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. Tradução Reynaldo C. Marcondes. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

RODRIGUES, Airton. Pesquisa mercadológica. São Paulo: Pearson 2015.

SILVA, Glenio Luiz da Rosa e. Controle do turnover: Como prevenir e demitir com responsabilidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

WATSON, Towers. Estudo global sobre a força de trabalho - 2014. 2014. Disponível em: <http://www.towerswatson.com/DownloadMedia.aspx?media={8C7420C3-B3D0-4C1B-800E-0401720C38F0}>. Acesso em: 15 jul. 2015.

________. Pesquisa global sobre gestão de talentos e recompensa – 2014. 2014a. Disponível em: <http://www.towerswatson.com/DownloadMedia.aspx?media={A9EC1440-B62F-4A99-B58E-75C45EF21F2E}>. Acesso em: 15 jul. 2015.

Publicado

2016-08-17

Edição

Seção

Artigos