A RELAÇÃO ENTRE O MERCADO CONSUMIDOR E OS ATRIBUTOS ECOLÓGICOS: uma análise da percepção dos clientes da Bendita Gula

Autores

  • Ravi da Silva Azevedo Faculdade Governador Ozanam Coelho
  • Leonardo Parma de Lima Faculdade Governador Ozanam Coelho
  • Adriana Maria Vieira Molica Faculdade Governador Ozanam Coelho
  • Nathalia Carvalho Costa Faculdade Governador Ozanam Coelho

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar a percepção dos clientes da Bendita Gula, se estão cientes e satisfeitos a respeito das práticas ecológicas e da procedência dos insumosutilizad os. Este artigo apresenta pesquisa descritiva e bibliográfica. Aplicou-se um questionário para coletar os dados, com os quais foi possível concluir que os consumidores se importam com o tema, mas ainda há uma distância entre a preocupação verde e o consumo verde.

Biografia do Autor

Ravi da Silva Azevedo, Faculdade Governador Ozanam Coelho

Graduando de Administração Faculdade Governador Ozanam Coelho

Leonardo Parma de Lima, Faculdade Governador Ozanam Coelho

Mestrando em Economia e Gestão Empresarial (UCAM/RJ)

Especialista em Gestão de Pessoas (FAGOC)

Graduado em Administração (FAGOC)

Adriana Maria Vieira Molica, Faculdade Governador Ozanam Coelho

Professora da Faculdade Governador Ozanam Coelho

Nathalia Carvalho Costa, Faculdade Governador Ozanam Coelho

Professor da Faculdade Governador Ozanam Coelho

Referências

ABRASEL – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E RESTAURANTES. Disponível em: <http://www.ce.abrasel.com.br/index.php/noticias/166--gastronomia-sustentavel-comeca-a-ganhar-o-mercado-brasileiro-e-modifica-a-conduta-e-o-cardapio-de-bares-e-restaurantes>.

Acesso em: 11 maio 2015.

ALVES, J. E. D. A sustentabilidade da população mundial. Revista Cidadania & meio ambiente, 10 mar. 2010.

ALVES, R. R. A certificação florestal na indústria moveleira nacional de Ubá, MG. UFV, 2005, 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Florestal) - Universidade Federal de Viçosa, MG, 2005.

ALVES, R. R. et al. Consumo verde: comportamento do consumidor responsável. Viçosa: UFV, 2011. 133 p.

BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais. UFSC, 2002.

BETIOL et al. Compra sustentável: a força do consumo público e empresarial para uma economia verde e inclusiva. São Paulo: FGV, 2012. 143 p.

DONAIRE, D. Gestão ambiental na empresa. São Paulo: Atlas, 1999. 169 p.

ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2000. 641 p.

GIGLIO, E. M. Comportamento do consumidor. São Paulo: Thomson, 2005. 245 p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.

Publicado

2016-08-14