Submissões

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Diretrizes para Autores

Normas de submissão para artigos:

Quanto à formatação:

  1. Podem ser submetidos em português,  inglês ou espanhol;
  2. Documentos em formato WORD 6.0 ou superior;
  3. Papel A4 com margens esquerda e superior 3cm; inferior e direita 2cm;
  4. Sem identificação dos autores no corpo do texto ou nas propriedades do documento;
  5. Fonte: Times New Roman 12pt no texto e 11pt em notas e legendas;
  6. Texto justificado, espaço entre linhas 1,5, máximo 25 páginas incluindo notas, figuras e referências;
  7. Resumo entre 1000 e 1500 caracteres;
  8. Referências usando a norma NBR-6023 da ABNT;
  9. Os artigos devem preferencialmente, estar estruturados nas seguintes subdivisões;
  10. Termos em outros idiomas: em itálico, sem aspas.
  11. Divisão do texto: Na numeração das seções devem ser utilizados algarismos arábicos.  O indicativo de uma seção secundária é constituído pelo indicativo da seção primária a que pertence, seguido do número que lhe foi atribuído na sequência do assunto, com um ponto de separação: 1.1; 1.2, etc.
  12. Paginação: números arábicos, margem direita, início da página. A primeira página conta, mas nela não aparece o número.
  13. Títulos: todos em negrito.
  • Ø seções primárias: caixa alta, fonte 12, precedido do indicativo numérico correspondente (1, 2, 3, etc.) + 1 espaço;
  • Ø seções secundárias: fonte 12, precedido do indicativo numérico correspondente (1.1; 3.2; 4.5; etc.) + 1 espaço;
  • Ø seções terciárias e quaternárias: fonte 12, precedido do indicativo numérico correspondente (1.1.1; 3.2.3; 4.5.2; etc.) + 1 espaço;
  • Ø Referências bibliográficas: caixa alta, fonte 12, centralizado.
  1. Para maiores informações consulto o manual da revista em http://revisa.fagoc.br

 

Resumo:

Deve mencionar, obrigatoriamente e tão somente, o OBJETIVO do trabalho, os CONCEITOS teóricos que foram abordados, o MÉTODO de pesquisa utilizado e uma síntese dos RESULTADOS obtidos.

 

Introdução:

  • Apresentar a situação-problema (contexto onde nasce a curiosidade científica do autor);
  • Apresentar a questão ou problema de pesquisa (qual o questionamento ou dúvida do autor, que deverá ser respondida cientificamente com a pesquisa;
  • O autor pode ou não ter uma HIPÓTESE a respeito do problema. Se tiver, ela deve ser apresentada aqui, depois da questão de pesquisa.
  • Apresentar o objetivo geral (deve obrigatoriamente responder à questão de pesquisa) e objetivos específicos (aqueles passos que, uma vez feitos, levam ao atingimento do objetivo geral e/ou seus desdobramentos);
  • Apresentar sucintamente como esses objetivos serão atingidos. É um resumo da metodologia de pesquisa que será utilizada;
  • Apresentar a justificativa social (a importância para a sociedade em geral ou para o mercado e as empresas, especificamente) e acadêmica ( que conhecimentos estarão sendo construídos);
  • Apresentar a estrutura do trabalho para o leitor.

 

Revisão teórica:

  • Apresenta uma revisão dos conceitos e/ou categorias teóricas que deverão ajudar o pesquisador a responder à questão de pesquisa que foi proposta;
  • Os conceitos devem ser apresentados em uma ordem lógica, indo dos mais abstratos e generalistas para os mais concretos e específicos, indicando para o leitor o raciocínio que está sendo desenvolvido para se interpretar posteriormente os dados da pesquisa e responder à questão de pesquisa;
  • Deve ser clara, objetiva, e na medida certa, para não fazer nem o leitor ler sobre conceitos que não serão usados na análise, nem superficiais demais que depois não permitam ao leitor identificar quais os conceitos que o pesquisador está usando para a mesma análise.

 

Procedimentos de pesquisa / Metodologia:

  • Apresentar a estratégia de pesquisa queserá utilizada: estudo de caso, survey, pesquisa-ação, etc.; Referir a população e amostra que serão objetos de pesquisa, quando for o caso;
  • Definir abordagem de pesquisa: quantitativa, qualitativa ou quali-quanti (nesse último caso, explicar e justificar em que fase da pesquisa foi usada cada abordagem).
  • Apresentar e conceituar as ferramentas de coleta de dados: entrevistas, questionários, observações, fontes secundárias, etc.
  • O método deve ser coerente com a questão de pesquisa e objetivos. Ele é o meio científico adequado que dá credibilidade para as respostas que a pesquisa vai encontrar. Um método mal escolhido compromete a validade científica do artigo.
  • No caso do ensaio teórico explicitar e justificar o uso dessa abordagem para o problema de pesquisa.

 

Resultados e Discussão

  • É neste capítulo que o pesquisador apresenta os resultados da sua pesquisa, os dados colhidos das diferentes formas que foram mencionadas na seção do método;
  • ANÁLISE: é o ponto principal do artigo. Mais do que apresentar resultados e interpretá-los, aqui o pesquisador deve dar o seu toque pessoal, a sua resposta para o problema de pesquisa, baseado na comparação entre os dois principais construtos do artigo: a Revisão Teórica e os dados da pesquisa. Ou seja, a partir da relação teoria x prática, o pesquisador consegue responder cientificamente ao seu problema ou questão de pesquisa.

 

Considerações finais

  • Fazer revisão, quais eram os objetivos, como se procedeu para atingi-los (método), quais os principais resultados encontrados e qual a resposta encontrada para a questão de pesquisa;
  • Apontar também as limitações do trabalho (metodológicas, orçamentárias, tempo, etc...) e possibilidades de pesquisas futuras, continuidades e aprofundamentos da questão que foi tratada. Deve instigar a comunidade acadêmica a dar continuidade à discussão e reflexões propostas, seja por propor diferentes abordagens para o problema, por replicar a pesquisa em outros universos, ou propondo o debate e o contraponto construtivos.

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

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