A UTILIZAÇÃO DO FOLCLORE NO INCENTIVO À LEITURA: percepções de docentes da Educação Infantil

Natália Martins Caetano Natália, Amanda Juliana do Carmo Amanda

Resumo


O incentivo à leitura na Educação Infantil deve ser pensado e trabalhado de maneira criativa a fim de estimular o interesse da criança. Este estudo, qualitativo, de caráter analítico, objetivou compreender como o docente percebe o folclore no incentivo à leitura nos anos iniciais da Educação Básica. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de escolas da rede pública de ensino da cidade de Rodeiro-MG. Os resultados foram obtidos através da Análise de Conteúdo e revelaram que os professores entrevistados percebem o folclore como conteúdo rico para o desenvolvimento da leitura, em suas diversas formas de aplicação: contos, cantigas, brinquedos e brincadeiras. Espera-se que o resultado deste estudo possa incentivar novas formas de se trabalhar a leitura na Educação Infantil, valorizando ainda mais o folclore.


Palavras-chave


Educação Infantil

Texto Completo:

PDF

Referências


AMORIM, Meire Catalani Beluzo. As práticas de leitura na educação infantil. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade. São Paulo: Unifafibe, 2015. Disponível em: http://repositorio.unifafibe.com.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/463/2015_MCBA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 29 fev. 2020.

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v. 70, p. 225, 1977.

BENJAMIN, Roberto. Conceito de folclore. Projeto Encontro com o Folclore, 2011. Disponível em: https://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_conceito.pdf. Acesso em: 24 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília:MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso 25 abr. 2020.

CAVALCANTI, Maria Laura. Entendendo o folclore. Rio de Janeiro, 2002.

CESAR, Cintia et al. As contribuições da contação de histórias como incentivo à Leitura na educação infantil. CONSELHO EDITORIAL, p. 29, 2014. Disponível em: https://vemprafam.com.br/wpcontent/uploads/2019/09/OS_0012_16_fam_revista_interAtiva_n-12.pdf#page=29. Acesso em: 28 maio de 2020.

CUNHA, Ângela Maria Visgueira; GONÇALVES, Francisco Williams de Assis Soares. O ensino do folclore na educação infantil: Sob o olhar dos professores. Revista Internacional de Folkcomunicação, v. 17, n. 39, p. 165-180, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/2353. Acesso em: 28 fev. 2020.

DO NASCIMENTO, Voltolini Helena; DE OLIVEIRA, Maria Aparecida Miranda; FÁTIMA, Oliveira Maria de. Afetividade na educação infantil. Revista Saberes Docentes, v. 2, n. 3, 2017. Disponível em: http://revista.ajes.edu.br/index.php/rsd/article/view/79/57. Acesso em: 21 abr. 2020.

GUIMARÃES, Luiza Angélica Paschoeto. Memória, Educação e Folclore: O Pensamento de Professores e Folcloristas no Movimento Folclórico Brasileiro da Década de 1950. Episteme Transversalis, v. 2, n. 1, 2017. Disponível em: http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/48. Acesso em: 25 abr. 2020.

JUSTIN, Maria Elisete Mesquita. A importância da literatura infantil para despertar o gosto pela leitura na educação infantil. 2010. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/71994/000880828.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 22 abr. 2020.

MALAQUIAS, Maiane Santos; RIBEIRO, Suely de Souza. A importância do lúdico no Processo de Ensino-Aprendizagem no Desenvolvimento da Infância. 2013. Disponível em: https://psicologado.com.br/atuacao/psicologia-escolar/a-importancia-do-ludico-no-processo-de-ensino-aprendizagem-no-desenvolvimento-da-infancia. Acesso em: 27 maio 2020.

NICEIAS, Mayara Divina Teles; DE CASTRO CAMPOS, Cerise. Estigma no Cancioneiro Folclórico Infantil. Anais Seminário Pensar os Direitos Humanos. Goiânia: UFG, 2015. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/848/o/29._Estigma_no_Cancioneiro_Folcl%C3%B3rico_Infantil.pdf. Acesso em: 24 abr. 2020.

PACHECO, Raquel. Alternativas de incentivo à leitura: relato de experiência Reading incentive alternatives: experience report p. 345-352. Revista ACB, v. 11, n. 2, p. 345-352, 2006.Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/437/562. Acesso em: 28 maio 2020.

PEREIRA, Elana de Jesus; FRAZÃO, Gabrielle Carvalho; SANTOS, Luciana Castro dos. Leitura infantil: o valor da leitura para a formação de futuros leitores. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17431/14213. Acesso em: 22 abr. 2020.

PERROTTI, Edmir. A organização dos espaços de leitura na Educação Infantil. Brasil. Coordenação Geral de Educação Infantil Literatura na educação infantil: acervos, espaços e, 2014. Disponível em: http://www.mieib.org.br/wp-content/uploads/2017/06/Literatura-na-Educac%CC%A7a%CC%83o-Infantil-acervos-espac%CC%A7os-e-mediac%CC%A7o%CC%83es.pdf#page=127. Acesso em: 22 abr. 2020.

SANTOS, A. S. R. Folclore: Importância e proteção jurídica. Revista Jurídica. nov., Bahia, 2000. Disponível em: http://www.aultimaarcadenoe.com.br/folclore-importancia-juridica. Acesso em: 27 fev. 2020.

SCHERER, Cleudet de Assis. A contribuição da música folclórica no desenvolvimento da criança. Revista Educativa-Revista de Educação, v. 13, n. 2, p. 247-260, 2010. Disponível em: http://revistas.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1416. Acesso em: 27 fev. 2020.

SCHULTZ, Daniela Bonifácio; SOUZA, Flora Lima Farias de. O brincar e suas contribuições no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. 2018. Disponível em: https://fapb.edu.br/wp-content/uploads/sites/13/2018/02/ed6/11.pdf. Acesso em: 21 abr. 2020.

SILVA, Edinal Salustiano da; ANA, José Orlando Costa Nunes y; OLIVEIRA, Paula Candido de. Viabilidades e perspectivas dos folclores mossoroenses com fins de reviver a essência da tradição: um estudo nas escolas representativas (pública e privada) de ensino fundamental em Mossoró/RN. Autores e infomación del artículo. Disponível em: http://www.eumed.net/rev/cccss/2016/04/mossoro.zip. Acesso em: 27 maio 2020.

SOUZA, Liliane Aparecida Chaves Cotia de et al. Manifestações Folclóricas e o Currículo Escolar-uma análise da prática docente. Estudos Interdisciplinares em Educação, v. 1, n. 5, 2019. Disponível em: http://fatea.br/seer3/index.php/EIE/article/view/1148/1031. Acesso em: 28 maio 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.