PERSPECTIVAS DA ROBÓTICA EDUCATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL I E II: uma análise dos benefícios que as aulas de robótica proporcionam aos alunos

Nathalia Cristina Alves Nathalia, Ana Amélia de Souza Pereira

Resumo


A Robótica Educacional se faz presente cada vez mais no âmbito escolar. Os robôs aparecem de forma lúdica e ativa na aprendizagem, e a relação dos alunos diante dessa tecnologia estimula e incentiva a criação de futuros profissionais conectados a inovação. O objetivo deste trabalho foi analisar a utilização da robótica educativa como recurso pedagógico, na escola José de Alencar Gomes da Silva, na cidade de Ubá-Mg. Utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica, com aplicação de entrevistas semiestruturadas, direcionadas aos profissionais da área de robótica. A tabulação dos dados foi feita por meio do software IRAMUTEC, que inclui várias formas de análise, como textuais, específicas, lexicografia básica, análises multivariadas, similitude e nuvens de palavras mais utilizadas no texto, o que faz com que seus resultados sejam de exploração, busca e associação. Conclui-se, na visão dos profissionais, que a utilização da robótica como recurso pedagógico auxilia no processo de ensino aprendizagem do aluno, potencializando habilidades psicomotoras e reforçando as relações do trabalho em equipe, contribuindo também nos aspectos lógicos, afetivo e cognitivos.


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