O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ANTIGOMOBILISTA E O POTENCIAL DE VALORIZAÇÃO DE CARROS ANTIGOS
Resumo
Este artigo tem o objetivo de identificar as etapas relacionadas ao processo de decisão de compra dos antigomobilistas e também quantificar o grau de valorização que um veículo antigo pode alcançar. Quanto à classificação metodológica, este estudo se classifica como aplicado, qualiquantitativo e exploratório. Referente aos procedimentos metodológicos, o estudo foi realizado por meio de uma entrevista semiestruturada guiada por um questionário preestabelecido, aplicada a 7 proprietários de veículos antigos da cidade, nos meses de julho e agosto de 2020, de forma presencial (quando possível) e online, com veículos segundo o código do Detran (mínimo de 30 anos de fabricação, completo e alto nível de originalidade) ou o mais perto possível disso. Como instrumento utilizou-se um questionário de 14 perguntas. Após a analise dos resultados, constatou-se que a maioria dos donos de carros antigos tem o sentimento de nostalgia como motivação para a compra, pois a maior parte dos entrevistados tem mais de 40 anos, com carreiras profissionais já bem estabelecidas e de alta remuneração, e os carros datam do período de sua juventude e/ou adolescência. Evidenciou-se também que os aspectos mais importantes do veículo antigo são a originalidade e o seu estado de conservação do veículo, e que o mercado de carros clássicos tende a crescer nos próximos anos.Referências
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